Espaço Cultural

     

Inaugurado em Campinas em janeiro de 2003, o Espaço Cultural Café Tablao, vem se constituindo como um projeto de investigação e difusão da cultura flamenca no contexto da realidade brasileira, e palco de uma extensa produção artística de qualidade reconhecida internacionalmente.

O Espaço Cultural Tablao tem como principal objetivo, manter viva a tradição do Flamenco, seguindo o formato dos famosos “Cafés Cantantes ”, surgidos na Espanha, locais onde  eram realizados espetáculos em que o baile era um dos maiores atrativos e a guitarra se desenvolvia paralelamente ao baile.

Destinado aos shows, espetáculos e  recitais, possui um corpo de baile e  músicos com produções de grande conteúdo e qualidade artístico/cultural. O Espaço Cultural Café Tablao, através de seus eventos proporciona ao público a oportunidade de conhecer a riqueza da expressão Flamenca e da Cultura Espanhola em geral, reunindo música, dança, gastronomia e história.

O Espaço Cultural Tablao está localizado na Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 1063- Nova Campinas, com uma  infra-estrutura para a realização de shows e eventos com capacidade para 70 pessoas.

Conheça Nossos Projetos

Além de shows freqüentes realizado pela Cia Profissional do Café Tablao na sede do espaço e em eventos particulares,  alguns projetos permanecem em andamento. 

Casa Flamenca – Inaugurado em 2003, intitulado primeiramente como “Nomes do Flamenco”, o projeto traz convidados para a realização de breves workshops e shows de tablao, que ocorrem na própria sede do Espaço, com um público aproximado de até 70 pessoas por apresentação.

Flamenco Internacional  – Produzido anualmente desde 2005, o projeto já recebeu os bailarinos espanhóis Nino de Los Reyes, David Paniagua e Pol Vaquero. Os espetáculos contam  com a participação dos bailarinos profissionais da Cia Café Tablao, acompanhados por músicos e bailarinos brasileiros convidados de diversas partes do país.

 

 

Noite dos Alunos – No Flamenco, além da prática em sala de aula, os alunos têm a oportunidade de demonstrar o trabalho realizado nas “NOITES DOS ALUNOS”, que ocorrem a cada três meses, com música   ao vivo em um ambiente típico flamenco. Tais noites consistem no grande diferencial da escola. Possibilitam que os bailaores vivenciem maior proximidade com o público, fato que, além de extremamente  importante no processo de ensino, muito nos aproxima dos tradicionais tablados espanhóis, fazendo-nos cumprir, assim, nosso principal objetivo, que é o baile de tablao.

Noite Dançante – Encontro mensal de Dança de Salão e Tango, aberto ao público praticante e apreciador. Realizado no próprio salão de eventos do Café Tablao. Este evento tem  com o objetivo a prática dos conteúdos, a   integração social dos alunos e a divulgação da Dança.

Sarau Musical – Recital  com a participação dos alunos do Café Tablao e convidados. Realizado duas vezes ao ano.

 Projetos Sociais

El Sonido – O Café Tablao através de uma parceria com o Instituto Dona Carminha desenvolveu o Projeto “El Sonido” que consiste no ensino de dança flamenca para deficientes auditivos. As aulas são semanais  e ministradas voluntariamente.

O projeto realizado desde o ano de 2007 beneficia a conjunção dos deficientes auditivos e alunos não especiais com intuito de contribuir na inclusão social(ver notícias).

Paella Solidária – Realizada eventualmente para arrecadar fundos ao projeto “EL Sonido”.

* Todos os eventos realizados pelo Café Tablao incluem arrecadação de alimento não perecível destinados ao Instituto Dona Carminha.

Click na imagem para ver nossa proposta

Show e Eventos

      Reconhecida nacional e internacionalmente, a Cia de Dança e Música Flamenca do Café Tablao teve seu início no ano de 2003.

      Desde então, com o objetivo de levar o melhor da cultura flamenca, a Cia Café Tablao realiza inúmeros shows de tablado e grandes espetáculos por todo território nacional.

      A força do cante, a suavidade das mãos, o toque da guitarra, o ritmo dos pés e principalmente o amor e o respeito ao flamenco compõe o trabalho do grupo.

      Seguindo genuinamente a tradição dos tablados andaluzes, variando entre bailes densos e alegres, o show, com duração de até uma hora e trinta minutos, proporciona ao público uma noção bastante completa da cultura que nasceu do mestiço povo andaluz no final do século XVIII.

      Dirigida artisticamente por Karina Maganha, que também atua como solista, e musicalmente por Denis Sartorato (guitarra) e Helena de los Andes (cante), a Cia Café Tablao, além de Karina, se compõe também pelas bailaoras Lila Cesarino e Marina Merheb, entre outros músicos e bailaores convidados.

Conheça nossa proposta. Entre em contato conosco para shows e eventos.

 

One thought on “Espaço Cultural

  1. Saber sobre dança pra iniciantes e com idade de 60 anos. Gostaria de um grupo conpatível com estes informes.
    Abraço.
    Jacy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *