Escola

Flamenco

BENEFÍCIOS

Considerado uma dança extremamente sensual, envolvente e forte, o Flamenco exige muito além de técnica corporal, exige a verdadeira entrega do bailarino, principalmente referente ao “sentir”. Nesta arte a nostalgia, a tristeza, a força e a alegria se fundem a todo o momento.

O Flamenco também requer ouvido apurado para sincronizar as batidas dos pés no tablado e a guitarra, criando uma perfeita sincronia entre o cante e o baile. Para completar, os braços e as mãos são fundamentais para dar elegância à dança.

É uma dança extremamente democrática aceitando crianças, jovens e pessoas maduras. Aceitam-se magrinhos, gordinhos, homens, mulheres, profissionais da dança e curiosos.

Além de ajudar no combate ao stress e na auto-estima, o Flamenco trabalha:

. Coordenação motora

. Postura

. Expressão Corporal e Facial

.  Percepção rítmica

. Sapateado e trabalho de braços

. Manuseio de adereços (leques, xales e castanholas).

Para bailar Flamenco é fundamental o acompanhamento do cante e da guitarra (violão). Por este motivo o Tablao possui um músico ao vivo em suas aulas que proporciona esta interação entre música e movimento, seguindo as regras do flamenco tradicional.

Na escola Tablao todos são incentivados a despertar a sua alma Flamenca.

 

Metodologia Café Tablao

 

Café Tablao é reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência no ensino da Arte Flamenca no Brasil. Com direção artística de Karina Maganha, orientada pelo Maestro Internacional Pol Vaquero e acompanhada pela equipe de músicos e professores do Café Tablao, a metodologia se aproxima dos moldes implantados nas melhores escolas de flamenco da Espanha.

Os alunos têm contato com os diferentes trabalhos dos professores, tanto na técnica corporal e de sapateado, quanto na técnica coreográfica, a fim de agregar elementos distintos para a formação completa dos bailarinos, sejam quais forem suas aspirações artísticas.

Moderna e funcional, esta metodologia foi aprimorada ao longo de anos de observação, estudos e cursos, sendo, portanto, exclusiva. Além de abrir portas para o crescimento individual,  atende os objetivos específicos de cada aluno.

O trabalho com músicos acontece periodicamente e promove maior conhecimento da estrutura musical flamenca, o que dá ao aluno as bases para reconhecer os palos (diferentes ritmos), entender suas métricas e, assim, poder bailar com mais segurança.

A metodologia também permite cursos e workshops periódicos, com custos reduzidos como cante, palmas, ritmos, improvisação e estrutura teórica.

Neste formato, o professor passa a exercer o papel de orientador do aluno, que se torna responsável por sua própria formação de acordo com aquilo que deseja alcançar, respeitando seus limites e possibilidades.

3 thoughts on “Escola

  1. No Café Tablao eu aprendo a bailar flamenco e a viver melhor !!! A Karina é uma profesoora contagiante e carismática.

  2. Olá!
    Recebi um informe sobre a Feira de Abril através do Instuto Cervantes. Adoro Flamenco!
    Achei bem legal a Escola mas moro um pouco longe (São Paulo-SP)…rs
    Vocês podem me indicar alguma escola tão legal quanto a de vocês aqui em SP?
    Obrigada!

  3. Fui assistir a apresentação do Flamenco de verde e amarelo, e eu me senti maravilhada ao ver a beleza da dança misturada ao talento dos musicos, e a criatividade de ambos ao misturar musicas da cultura brasileira de Cartola á Chico Buarque, passando pelo Hino Nacional… foi maravilhoso, uma honra ver um espetáculo desses. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *